O PRIMEIRO OLHAR é uma oficina de iniciação ao cinema, orientada por realizadores e profissionais de cinema na área da imagem, do som, da produção e da montagem, dirigida a crianças e adolescentes no sentido de lhes dar a descobrir a linguagem do cinema e o sabor da criação cinematográfica.
Esta aprendizagem, assente na prática, envolve a assimilação de conhecimentos básicos e o contacto com todo o equipamento técnico de imagem, de som e de montagem.
Estas oficinas têm como objectivo maior levar as crianças a observar, olhar á volta, a ouvir, imaginar, sentir, criar através do cinema uma relação com o mundo com os outros e consigo próprios.
O trabalho em equipa durante a rodagem, momento alto desta oficina, leva-os a trabalhar em conjunto, em sintonia, com grande atenção e grande rigor. Trabalham o espaço, a luz, o movimento, a cor, o trabalho com o actor, a música, as palavras, os sons, os ritmos. A poesia enfim. A montagem organiza e dá vida á matéria de imagens e sons vindos da rodagem: a ordem e duração dos planos, o ritmo, a relação entre as imagens e os sons etc.
Todos os filmes que resultam destas oficinas são apresentados pela primeira vez numa sala de cinema e posteriormente noutros lugares e espaços que as crianças e jovens poderão frequentar, mostrar e partilhar os seus filmes com os outros , mas também para descobrir o cinema, outros universos, criar os seus imaginários.
Este projecto é desenvolvido desde 2001 em parceria com instituições e autarquias de todo o país, tem recebido o apoio do ICA – Programa VER e tem levado centenas de crianças a descobrir o cinema e o mundo, e a olhar de uma nova perspectiva para a sua cidade, para o seu bairro e para si próprios.
———————————————————————————————————————————————————
A oficina pode decorrer num período concentrado de cerca de uma semana, ou de forma mais espaçada. Tem uma duração total de 24 horas.
A oficina está estruturada em 6 sessões:
Sessão 1 (cerca de 3 horas) — Visualização e análise de excertos de filmes.
Sessão 2 (cerca de 4 horas) — Continuação da visualização de excertos de filmes e estabelecimento das primeiras ideias para a realização de um filme próprio.
Sessão 3 (cerca de 4 horas) — Escrita colectiva de um argumento e preparação da rodagem, com escolhas dos locais de filmagem, dos actores e dos vários intervenientes nas funções técnicas.
Sessão 4 (cerca de 7 horas) — Um dia inteiro de rodagem em que os participantes desempenham as várias funções de uma equipa técnica: são actores, operadores de câmara, operadores de som, anotadores e realizadores, sempre apoiados por técnicos de cinema.
Sessão 5 (cerca de 2 + 4 horas) — Dia de montagem dividido em dois períodos: no primeiro (2 horas), escolhas das takes boas e alinhamento dos materiais; no segundo período (4 horas), montagem efectiva do filme realizado (imagem e som).
Sessão 6 (cerca de 2 horas) – Apresentação em sala de cinema dos filmes realizados e conversa com os participantes na oficina, os formadores e a comunidade.